Bolsonaro tem votação histórica; Dória vence para governador em S. Cruz

Jair Bolsonaro foi o candidato a presidente mais votado em Santa Cruz neste domingo

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) obteve neste domingo uma votação histórica em Santa Cruz do Rio Pardo. Embora os números ainda não sejam oficiais, no município o candidato recebeu 19.301 votos (81,75%), contra 4.309 de Fernando Haddad (PT)  – equivalentes a 18,25%. Em comparação com o primeiro turno, entretanto, Haddad foi o que mais cresceu, já que ele havia recebido 1.657 votos na primeira votação. Bolsonaro atingiu 68% dos votos de Santa Cruz no primeiro turno e agora chegou a 81,75%. No primeiro turno, Santa Cruz do Rio Pardo deu a Bolsonaro o maior índice de votação em toda a região.

O índice supera a votação histórica de José Serra em Santa Cruz nas eleições de 2010. Mesmo derrotado naquela eleição por Dilma Rousseff (PT), Serra chegou a 73,8% dos votos no município. Jair Bolsonaro, porém, ultrapassou esta marca e chegou a quase 82%.

Para o governo do Estado, João Doria (PSDB) venceu a eleição no município, com 13.263 votos (58,9%). O atual governador Márcio França recebeu 9.253 votos (41,2%).  e também está em segundo lugar na apuração do Estado, que começou no início da noite deste domingo. O DataFolha já projetou que Doria deve ser o próximo governador de São Paulo.

João Dória foi o candidato a governador mais votado em Santa Cruz do Rio Pardo

A vitória de Doria no município mostra que o PSDB mantém sua força em eleições estaduais. No primeiro turno, houve um equilíbrio, com o tucano vencendo por uma diferença inferior a 200 votos, mas Doria ampliou sua vantagem neste domingo.

O resultado não deixa de ser uma derrota para o prefeito Otacílio Parras (PSB), que se empenhou muito para a eleição de Márcio França. Seu colega de Ipaussu, por exemplo, o prefeito Sergio Guidio, conseguiu dar a vitória a França no município, onde o candidato do PSB atingiu 54,85% dos votos, contra 45% de João Dória.

O deputado Ricardo Madalena (PR) também foi um dos principais cabos eleitorais de França. Na semana passada, ele chegou a trazer a candidata a vice-governadora, Eliane Nikoluk, a Santa Cruz do Rio Pardo, para um encontro com políticos de toda a região. Ricardo era cotado para assumir a secretaria dos Transportes num eventual governo Márcio França.

Sobre Sergio Fleury 4567 Artigos
Proprietário e Editor do Jornal Debate