Atleta de Santa Cruz é campeão sul-americano de jiu-jitsu

CONQUISTA — Pedro “beija” a medalha do título sul-americano, conquistado em Barueri

Pedro Henrique Schumackr, de apenas 17 anos,
conquistou o título sul-americano de Jiu-Jitsu

André H. Fleury Moraes
Da Reportagem Local

O santa-cruzense Pedro Henrique Schumakr Santos, 17, sagrou-se campeão sul-americano de jiu-jitsu na categoria juvenil — faixa azul — no sábado, 17, em Barueri-SP.
Pedro já desponta como uma das grandes revelações do esporte em Santa Cruz, tendo conquistado vários campeonatos, entre eles um brasileiro pela CBJJ, considerado um dos mais difíceis do Brasil. Ele é aluno da Sport Center Academia e também treina no Icaiçara Clube, sob o comando do professor Renato Andrade. “Temos vários competidores que se destacam e todos sonham em disputar o mundial na Califórnia, nos Estados Unidos”, disse Renato.
Apesar de estar confiante, o jovem Pedro conta que a final foi tensa. Na verdade, faltavam 30 segundos e Pedro estava perdendo. “Foi aí que consegui derrubar o adversário e virar a luta para 2 a 0”, disse. O atleta que competiu contra o santa-cruzense, aliás, já o havia vencido nas semifinais. Este fato, segundo Pedro, o deixou muito apreensivo antes da final.

Pedro (à direita) é um dos alunos do professor Renato Andrade

Segundo o treinador Renato Andrade, o “Pardal”, o aluno “é um atleta de peso”. Para ele, a dedicação do jovem pode trazer recompensas futuras. “É um competidor nato. Se trabalhar, terá uma carreira gloriosa”, destacou.
É por isso que Pedro sonha com o título mundial e espera conseguir recursos para viajar aos Estados Unidos. “É meu sonho. Pretendo ganhar o mundial um dia”, afirmou. Segundo o professor, os colegas poderão se envolver em campanhas de arrecadação de fundos, inclusive venda de rifas. O maior obstáculo, entretanto, será Pedro superar o medo de avião.

Sobre Sergio Fleury 4569 Artigos
Proprietário e Editor do Jornal Debate