Murilo descarta adesão a Otacílio: ‘É muito difícil’

NÃO DÁ — O vereador Murilo Sala (SD) reagiu com humor ao convite do prefeito, mas disse ser ‘muito difícil’

Assediado, vereador Murilo Sala diz
que há ‘incompatibilidade de gênios’

O vereador Murilo Costa Sala (SD) considerou “quase impossível” ele se transferir para o grupo político de Otacílio Parras (PSB). O convite foi feito pelo próprio prefeito nos microfones da rádio Difusora, em seu pronunciamento semanal na última sexta-feira, 31. “Ele só não faz parte da base de apoio ao prefeito porque não quer. Seria muito bem-vindo ao nosso grupo, que está de portas abertas para ele”, disse Otacílio.
Na verdade, Murilo Sala era visto como um vereador prestes a se aliar ao grupo governista até que, em março, o prefeito anunciou que Edvaldo Godoy (DEM) será o candidato da situação na chapa majoritária, a princípio como vice-prefeito. Na época, o prefeito chegou a conversar diretamente com o vereador e sugeriu que ele não teria a experiência administrativa necessária para figurar como titular na chapa eleitoral.
Desde então, as relações entre Murilo e o prefeito esfriaram. Na noite de sexta-feira, no mesmo dia em que houve o convite por parte do prefeito, o vereador declarou que é “praticamente impossível” ele aderir ao governo. “Para não falar impossível, digo que é muito difícil. Não vejo possibilidade nenhuma, pois os gênios não batem”, afirmou.
Murilo avaliou que o prefeito quer lançar um candidato a prefeito que possa controlar após uma possível vitória eleitoral. “O Otacílio já deixou claro que não me aceita, na verdade porque sabe que não vou esquentar cadeira para ninguém”, disse.
O vereador se refere ao plano do atual prefeito, já divulgado por ele em pronunciamento à rádio Difusora no ano passado, de voltar a ocupar a cadeira máxima do Poder Executivo a partir de 2024, quando teria mais de 70 anos.
Parras deseja fazer o sucessor no próximo ano, para evitar algum tipo de tropeço na questão administrativa, e retornar ao poder quatro anos depois. Se não conseguir, por força de problemas judiciais ou até de saúde, Otacílio já escolheu seu sucessor na política: o médico Mauro Paula Assis Neto, seu filho. Ele, inclusive, deverá ser lançado candidato a vereador pelo grupo governista em 2020, se preparando para voos mais altos.
O atual prefeito já descartou Murilo Sala como candidato governista na chapa majoritária do governo. E o vereador já deu várias declarações de que pretende disputar a prefeitura no próximo ano. “Meu plano era ser vereador por dois mandatos e depois candidato a prefeito”, disse Murilo, eleito para a Câmara em 2012, como o mais votado no município, e reeleito em 2016.
“Existe também uma incompatibilidade de gênios. Hoje, sou candidato a prefeito. No entanto, se houver outra possibilidade lá na frente, com certeza não será do lado de lá”, disse Murilo Sala.
Ele admitiu, inclusive, conversar com o vereador Luciano Severo (PRB) para unir a oposição na disputa de 2020. “Neste caso, é uma possibilidade real. Afinal, não tenho diferenças políticas com o Severo”, completou.

Chapa fechada?

Tudo indica que o prefeito Otacílio Parras já definiu seus candidatos para as eleições do próximo ano. Ele já lançou oficialmente a candidatura de Edvaldo Godoy a vice-prefeito e, de quebra, tirou o vereador da oposição. Há quem aposte que Edvaldo será, na verdade, o candidato a prefeito.
O secretário de Saúde, Diego Henrique Singolani, também tem chances de figurar na chapa eleitoral ao lado de Edvaldo Godoy. Nos últimos dias, o marketing governamental em torno de Diego aumentou. Ele é convidado todas as semanas para entrevistas na rádio Difusora e aparece em fotos oficiais ao lado do prefeito. Para muitos, é o candidato ideal para Otacílio manter as rédeas de uma futura gestão sob seu comando.
Na noite de quinta-feira, 30, por exemplo, foi Diego Henrique quem entregou, a pedido do prefeito, as medalhas e o troféu às jogadoras do futsal feminino, logo após o time conquistar o título da Copa Record num ginásio de esportes lotado.

  • Publicado na edição impressa de 02/06/2019
Sobre Sergio Fleury 4727 Artigos
Proprietário e Editor do Jornal Debate