CPI de Piraju não consegue ouvir o dono da Riopardense

NOS ARES — Samuel Silva Santos, dono da “Riopardense”, aparece em fotografias pilotando um avião

Dono da empresa aparece em
fotos no facebook pilotando avião

Samuel posa na frente de um avião, em foto publicada em sua página no facebook

Sérgio Fleury Moraes
Da Reportagem Local

A “CPI da Circular”, que investiga as condições do transporte coletivo em Piraju, a cargo da Riopardense — a mesma empresa que opera em Santa Cruz do Rio Pardo —, teve o prazo prorrogado por mais 90 dias para concluir os trabalhos. A investigação apura, inclusive, denúncia de suposto pagamento de propina por parte da Riopardense ao prefeito José Maria da Costa, conforme depoimento de uma testemunha. Segundo esta versão, a propina foi paga para a obtenção de vantagens na contratação do serviço à Riopardense.
A CPI teve uma série de problemas desde o início. O dono da Riopardense, por exemplo, não apareceu para depor. Samuel Silva Santos desapareceu de todas as suas empresas. Em Santa Cruz do Rio Pardo, aliás, o gerente da Riopardense, Luiz Roberto de Oliveira, disse que o empresário ficou meses sem aparecer na empresa. Porém, durante uma madrugada, invadiu o pátio e levou milhares de litros de óleo diesel.
A imprensa também não consegue contato com Samuel, cujas empresas apresentaram problemas contratuais com vários municípios e casos de placas clonadas. A última denúncia veio de Bragança Paulista, onde o grupo da Riopardense, através da “Rápido Turismo”, venceu licitação para o transporte de estudantes, mas abandonou a cidade no final do ano e não pagou os direitos de 42 trabalhadores. Segundo informações, os ônibus que eram usados no serviço estão apodrecendo num galpão.
Apesar de todos os problemas, o empresário Samuel Silva Santos pode ser visto ao menos no Facebook, onde possui uma página em que aparece pilotando até avião. Não há informações se a aeronave é de sua propriedade.

  • Publicado na edição de 07/07/2019
Sobre Sergio Fleury 4581 Artigos
Proprietário e Editor do Jornal Debate