Médico atropelado tem ligeira melhora

“Doutor Kato” sempre foi conhecido por se preocupar e ajudar pacientes pobres

Satoshi Kato, um dos médicos mais antigos
de Santa Cruz, permanece em estado grave

O médico pediatra Satoshi Kato, 83, teve ferimentos graves após ser atropelado por uma motocicleta na avenida Tiradentes, na terça-feira, 10, no centro de Santa Cruz do Rio Pardo. Kato sofreu traumatismo craniano. Testemunhas relatam que o médico atravessava a avenida no momento que a moto passava. “Foi de repente. Não tive nem tempo de parar”, disse o motociclista, que sofreu ferimentos leves.
Satoshi foi encaminhado às pressas para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de Ourinhos. Sua situação foi definida como gravíssima e os médicos descartaram uma cirurgia devido ao alto risco, pois havia falhas nos rins e Kato continuava inconsciente. Em Santa Cruz, houve grupos que promoveram correntes de orações em favor do médico.
Na quinta-feira, 12, surpreendentemente o médico teve uma ligeira melhora em seu quadro clínico. Segundo informações, ele já abriu o olho e movimenta pernas e braços.
A família resolveu transferir Satoshi Kato para a UTI de Santa Cruz do Rio Pardo, onde permanece em observação. De acordo com informações, haverá novas avaliações nos próximos dias.
Satoshi Kato é o médico mais antigo de Santa Cruz — e um dos mais respeitados. Ele atuou durante muitos anos na antiga “.Maternidade Maria Perpétua Piedade Gonçalves” e na Santa Casa de Misericórdia. Há algum tempo, ainda trabalhava na UPA, no bairro da Estação, quando decidiu se aposentar em razão da idade.
“Doutor Kato”, como é conhecido, marcou gerações de famílias ao atender filhos, pais e netos. Sempre teve um estilo de vida discreto, o que não impediu de centenas de pessoas se manifestarem nas redes sociais, temendo pela saúde do médico e narrando histórias de salvamentos. Kato sempre se preocupou com os mais pobres, ajudando famílias sem permitir que seu nome fosse divulgado.

  • Publicado na edição impressa de 15/09/2019
Sobre Sergio Fleury 5177 Artigos
Proprietário e Editor do Jornal Debate