Secretaria de Saúde já funciona no antigo prédio da maternidade

Secretaria funciona no futuro Centro de Saúde da Mulher, que deve ser inaugurado no ano que vem

Mas o Centro de Saúde da
Mulher só vai funcionar em 2020

André H. Fleury Moraes
Da Reportagem Local

A secretaria de Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo já está funcionando no futuro Centro de Saúde da Mulher — antiga Maternidade Maria Perpétua Piedade Gonçalves — desde a terça-feira, 26. Os trâmites jurídicos e estruturais para a mudança ficaram prontos na semana passada, segundo informou na sexta-feira o secretário de Saúde Diego Singolani.
O prédio, localizado em frente à praça São Sebastião, passou por reformas e vai sediar o Centro de Saúde da Mulher, que só será inaugurado, segundo Singolani, no próximo ano. Por enquanto, apenas a secretaria vai funcionar no local.

Singolani estima que o Centro de Saúde deve ser inaugurado em 2020

O novo Centro de Saúde está praticamente pronto. Faltam apenas os equipamentos de ultrassom, que ainda são objeto de licitação pública. “Mas a aparelhagem de todo o resto — inclusive macas e móveis — já estão instaladas”, disse Singolani. Outros aparelhos, como o colposcópio, que faz microcirurgias como cauterização de úteros, também já estão no edifício.
Diego diz que o órgão passará a funcionar no dia seguinte à inauguração, que ainda não tem data marcada. O Centro de Saúde da Mulher terá uma equipe completa, desde assistentes sociais até médicos e enfermeiros.
A obra, na verdade, deveria ter sido entregue em maio do ano passado. O serviço, porém, foi executado de maneira lenta pela Codesan.
O valor inicial do contrato, R$ 380.809, foi considerado insuficiente para o término da construção e, em março deste ano, o prefeito conseguiu aval da Câmara para destinar mais R$ 92 mil à obra. Em agosto deste ano, o próprio secretário de Saúde declarou que o prédio seria entregue em outubro deste ano — ou seja, no mês passado —, o que não aconteceu em virtude de atrasos. 

  • Publicado na edição impressa de 24/11/2019
Sobre Sergio Fleury 5522 Artigos
Proprietário e Editor do Jornal Debate