DICAS – Edição de 15/12/2019

O nome
Embora o governo garanta que ainda não há um nome definido para assumir a função de interventor da Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo, o secretário Diego Singolani é o favorito e deverá ser nomeado pelo prefeito Otacílio Parras (PSB) no início do ano. Ele já trabalhou no hospital, tem diálogo com o corpo clínico e é formado em Administração Hospitalar.

O nome 2
Analistas contrários ao atual governo sugerem que a nomeação de Diego como interventor tem um viés político, pois o atual secretário de Saúde sairia do processo como o “salvador” do hospital, aquele que saneou a Santa Casa. Nada mal para quem vai disputar, meses depois, a sucessão municipal. Acontece que a aposta tem mão dupla, pois administrar o hospital pode ter um impacto negativo e Singolani está ciente do risco. “Este é um assunto muito sério e ninguém pode pensar politicamente”, disse Diego, ao ser questionado sobre esta avaliação.

E eu com isso?
Enquanto a situação da Santa Casa pega fogo, o prefeito Otacílio Parras (PSB aproveitou o final de dezembro para tirar 16 dias de férias. Só volta no fim de ano e o município já está sob comando do vice-prefeito Benedito Ribeiro (PT).

Refresco
O vereador Lourival Pereira Heitor (DEM) propôs uma moção de repúdio ao Fundo Eleitoral, recentemente aprovado, de R$ 3,8 bilhões. Nada mal para quem omitiu bens à Justiça Eleitoral e está sendo investigado pelo Ministério Público…

Na contramão
O prefeito Otacílio Parras (PSB) apresentou um projeto de lei para alterar dispositivos do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias. A ideia de Parras é que as propostas se adequem à Lei Orçamentária Anual. O procurador da Câmara, porém, já alertou que é a LOA que deve se adequar à LDO e ao PPA.

Na mosca
O DEBATE acertou na semana passada ao anunciar, nesta coluna, que o candidato a vice do vereador Murilo Sala (SD) começaria com a letra ‘M’. Não deu outra…

Aliás…
Por falar em Murilo Sala, ele acaba de apresentar um projeto que, se aprovado, criará o Dia Municipal da Conscientização Antiaborto. A ideia, segundo ele, é apresentar às mulheres os riscos do procedimento.

Vai sair
Atual secretário de Educação, o professor Francis Pegorer, vai deixar o cargo no ano que vem.

Prazo para biometria
Termina na próxima quinta-feira, 19, o prazo para regularizar o cadastro biométrico no Cartório Eleitoral. Quem não o fizer, terá o título de eleitor cancelado e só poderá regularizar a situação no ano que vem. Nesta semana, as filas certamente serão grandes.



‘Coisas de Política’

Desejos

Tem a história daquele vereador muito simplório, matuto mesmo. Certa feita, estava se sentindo muito desanimado, tristonho. Por insistência dos colegas da Câmara, decidiu procurar o posto de saúde para uma consulta.
Lá chegando, ao ser atendido, o doutor lhe perguntou:
— Diz aí, meu caro vereador Tenório, o que é que o senhor tem?
— Bem, doutor, na verdade é pouca coisa. Tenho uma mulher feia, uma vaca pintada e uma galinha do pescoço pelado.
— Não, senhor vereador, o senhor não entendeu. Eu quero saber o que o senhor sente.
— Para falar a verdade, sinto vontade de me separar da mulher, vender a vaca e comer a galinha com um bocado de quiabo bem refogadinho!
(Colaboração: Oldack Roder (S. Pedro do Turvo)

Sobre Sergio Fleury 5353 Artigos
Proprietário e Editor do Jornal Debate