Publicado em: 13 de fevereiro de 2020 às 11:06
Atualizado em: 30 de março de 2021 às 01:39
Depois de ser eliminada da Segunda
Divisão, clube conseguiu um novo laudo
atestando uma capacidade maior do estádio
Sérgio Fleury Moraes
Da Reportagem Local
Enfim, a Esportiva Santacruzense vai disputar o campeonato paulista da Segunda Divisão deste ano. A decisão saiu na quarta-feira, quando a Federação Paulista de Futebol divulgou a tabela dos jogos, que começam em 19 de abril, e incluiu o clube de Santa Cruz do Rio Pardo. O fato encerra a tensão da semana passada entre a Esportiva e a atual administração, especialmente pelo risco de eliminação do clube por irregularidades no estádio municipal.
A FPF retirou o time da disputa porque o laudo oficial indicava uma capacidade do estádio municipal “Leônidas Camarinha” inferior ao mínimo exigido de 4.000 torcedores. O prefeito Otacílio Parras (PSB) reclamou que não foi avisado sobre a capacidade total, já que o laudo é solicitado pela secretaria municipal de Esportes. Ele também criticou a diretoria da Esportiva por deixar tudo “sempre para a última hora”.
A situação foi revertida após o presidente do clube, uciano “Galeguinho” Rosalém, informar à FPF que o laudo continha erros. O próprio engenheiro que elaborou o documento concordou em assinar um documento reconhecendo vários equívocos.
“O deputado Ricardo Madalena nos ajudou muito”, explicou o presidente da Esportiva. Segundo ele, o deputado conversou com o presidente da federação, viabilizando a recontagem da capacidade do “Leônidas Camarinha”. A FPF concedeu um novo prazo, a vistoria foi novamente realizada no sábado, 1º, e um novo laudo indicou que o estádio abriga 4.034 torcedores. Na quarta, o clube estava dentro do torneio.
Rosalém não quis comentar as críticas do prefeito Otacílio que, em pronunciamento na rádio Difusora, disse que os diretores da Esportiva, Pedro Lombardi e o secretário de Esportes Carlos Eduardo Bocetto Rosin deveriam ser contratados pela Globo para fazer novela. “Todo ano é a mesma coisa, a mesma novela, mas tudo termina bem. Eles deveriam fazer um dramalhão”, disse o prefeito.
“Ey não sou político”, disse Rosalém, para lembrar que está focado no campeonato. A estreia da Esportiva provavelmente será dia 19 de abril, mas o clube caiu numa chave difícil, com a presença de XV de Jaú, Rio Branco de Americana e União Barbarense. “Foi considerado o ‘grupo da morte’, pois são clubes fortes e com história no futebol”, afirmou Rosalém.
No entanto, “Galeguinho” garantiu que a Santacruzense está sendo preparada, com treinos em andamento. Segundo ele, faltam ainda alguns jogadores para “fechar o grupo”.
Dos 42 times que vão disputar o campeonato da Segunda Divisão, 16 classificados avançam para a fase decisiva — campeão e vice de cada uma das seis chaves e mais os quatro melhores terceiros colocados. Destes, os dois primeiros têm o acesso garantido à série A3 de 2021, enquanto os outros disputarão a nova série A4. O restante será rebaixado para a quinta divisão paulista.
* Publicado na edição impressa de 09/02/2020
Mais notícias da categoria DIVERSOS