– Acesso ilimitado a todo o conteúdo do site – Reportagens especiais que saem aos finais de semana – Acesso às edições semanais em formato digital – Acesso ao Clube de Vantagens do assinante
– Jornal entregue em seu endereço – Reportagens especiais com o sabor do papel – Acesso ilimitado a todo o conteúdo do site – Acesso às edições semanais em formato digital – Acesso ao Clube de Vantagens do assinante
DIGITAL DIÁRIO + IMPRESSO SEMANAL (REGIONAL)
Disponível para: Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos, Ipaussu, Chavantes, Canitar, Piraju, Bernardino de Campos, São Pedro do Turvo e Espírito Santo do Turvo
– Jornal entregue em seu endereço – Reportagens especiais com o sabor do papel – Acesso ilimitado a todo o conteúdo do site – Acesso às edições semanais em formato digital – Acesso ao Clube de Vantagens do assinante
Publicado em: 09 de abril de 2020 às 21:09 Atualizado em: 30 de março de 2021 às 11:04
Fabricado pela Usina São Luiz, diluído
pelo laboratório da Unifio e distribuído
pela Nova Alcântara, produto é gratuito
Distribuição ocorreu em municípios de toda a região
Sérgio Fleury Moraes
Da Reportagem Local
Num momento em que as notícias ruins dominam o cenário da pandemia de coronavírus, há iniciativas que demonstram solidariedade e amor ao próximo. É o caso de uma parceria entre Usina São Luiz, universidade Unifio e a Incorporadora Nova Alcântara que resultou na distribuição de milhares de frascos de álcool 70. O produto está sendo entregue gratuitamente a instituições, entidades, repartições públicas, postos de saúde e à população de Ourinhos e região.
A iniciativa partiu da direção da São Luiz, que percebeu a falta do produto no mercado quando começou o problema com o coronavírus. “Ninguém imaginava que isto iria acontecer“, disse o coordenador de assistência social da usina, Edvaldo Lúcio Abel, que também é vereador em Ourinhos. Foi “Vadinho” quem coordena a distribuição do álcool para as entidades da região.
O álcool cedido pela Usina São Luiz foi diluído pelo setor de farmácia da universidade Unifio, cujo presidente é Roque Quagliato.
O álcool 70 é adequado para a higiene das mãos e limpeza de locais. O produto é líquido e também pode ser utilizado para a higienização das mãos, depois de uma lavagem com água e sabão. Também é indicado para matar bactérias e vírus em superfícies.
Não há diferença na eficácia entre o álcool em gel e o líquido. Claro que o gel é mais agradável de se aplicar na pele, mas não é apropriado para a limpeza de locais. O importante é que seja 70, pois o puro se evapora muito rápido e não mata os micróbios. Além disso, o produto líquido é mais barato do que o gel.
De acordo com Kiko Quagliato, diretor da Usina São Luiz, a campanha só foi possível graças à união de três empresas que resolveram agir num ato solidário em meio à crise de saúde. O álcool fabricado pela usina é diluído na Unifio e embalado em frascos de 500 ml e 250 ml pela incorporadora Nova Alcântara.
“É a nossa contribuição à sociedade regional para tentar minimizar esta pandemia que preocupa a todos nós”, disse Kiko Quagliato.
Pelo menos 60 entidades já receberam doações do álcool solidário. Em Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, São Pedro do Turvo, Chavantes e Canitar milhares de frascos foram distribuídos às Santas Casas, postos de saúde, UPAs, asilos, hospital de Oncologia, Rede de Combate ao câncer e outras entidades.
Em Ourinhos, a incorporadora Nova Alcântara está promovendo a distribuição gratuita dos frascos em seu escritório. Na tampa da embalagem pode ser adaptada um borrifador para facilitar a aplicação.