Nayara Moreno: Cuide-se

Cuide-se

Nayara Moreno
Da equipe de colaboradores

O tempo todo você está ouvindo falar em cuidados. Cuidados dos profissionais de saúde com seus pacientes, cuidados com nossos familiares e, claro, o autocuidado.

Atualmente, e por motivos óbvios, a palavra “cuidado” remete imediatamente à prevenção ao Coronavírus. E não poderia ser diferente. Quanto mais falarmos sobre a maior pandemia da história, maior será o número de vidas salvas.

E já que falamos em vida, vamos tratar hoje de uma outra espécie de autocuidado. Nós estamos percebendo, de uma maneira bastante dura e cruel, o quanto nossa vida é frágil. Quanto nosso corpo ainda “é humano”. Que tal, então, volorizarmos nosso corpo, nossa alma e nos cuidarmos?

Cuidarmos para que possamos ter mais momentos prazerosos. Já percebeu como esses momentos estão cada vez mais raros? Você já leu isso várias vezes, todo mundo comenta isso, mas sabemos bem o quanto é difícil criarmos condições para sermos mais felizes. Mas será que agora, depois de tanto sofrimento, privações e mudanças em nossas rotinas, não seremos capazes de procurarmos um modo de vida mais simples e confortável?

Será mesmo que todos esses momentos prazerosos que buscamos estão diretamente ligados a dinheiro e bens materiais? Veja bem, não precisamos ser hipócritas. É claro que todos nós temos (e precisamos) momentos em que é necessário um investimento: uma viagem bacana, um restaurante legal, uma reforma na casa.

Mas precisamos equilibrar as coisas. Precisamos ter cuidado e sensibilidade para simplificarmos nossa vida e diminuirmos o caminho e os obstáculos até os bons e alegres momentos.

Agora mesmo. Tenho certeza que várias coisas que você gosta não podem ser feitas por conta de restrições e isolamento social. Então, procure e descubra alternativas.

Daqui algum tempo, você poderá fazer tudo aquilo que sente falta. Mas para cuidar de si mesmo de maneira verdadeira, terá de colocar em sua rotina novos e deliciosos hábitos.

Olhe para o lado, eles estão aí. Cuide de ser feliz, hein? 

 

* Nayara Moreno é
enfermeira pós-graduada
e Responsável Técnica
pela AleNeto
Enfermagem

 

  • Publicado na edição impressa de 2 de agosto de 2020