Nayara Moreno: “É cor-de-rosa choque”

É cor-de-rosa choque

Nayara Moreno
Da equipe de colaboradores

Chegamos ao mês mais elegantemente colorido do ano. E ainda bem, né? O Coronavírus deixou 2020 sem cor alguma. Então, vamos ao Outubro Rosa.

Dedicamos este mês ao combate ao câncer de mama. Mais do que isso, é o momento de reforçarmos as práticas de prevenção contra uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil.

O câncer de mama é um tema extremamente sensível às mulheres por dois motivos principais: pela alta taxa de mortalidade da doença e pelo local do corpo envolvido. A mama é a parte mais simbólica do corpo feminino: ali estão representadas a maternidade, a sexualidade, a sensualidade, a beleza física e a própria identificação com o corpo físico.

Não é incomum uma mulher vencer a difícil e desgastante batalha contra o câncer, mas não conseguir comemorar a vitória porque lhe falta um seio ou um pedaço do seio. Cada vez que essa guerreira se olha no espelho, ela se sente feia, “menos” mulher, pouco atraente, incompleta. Sim, essa mulher não deveria se sentir assim. Mas ela se sente, enfim.

A vida desta pessoa só volta ao normal quando suas mamas voltam a fazer parte do corpo. E é aí que a estética avançada e a medicina entram em acão para devolver a autoestima para essa paciente: prótese mamária, reconstrução do seio com camuflagem paramédica, remoção de cicatriz e outros métodos e técnicas.

Aquilo que é belo, que é harmônico, não necessariamente tem a ver meramente com o físico. O desejo por questões estéticas vai muito além do corpo. É um assunto que deve ser levado cada vez mais a sério, pois um pequeno procedimento no nariz, na pálpebra, no labio, tem um efeito positivo na alma e na mente da pessoa.

Uma mulher (ou um homem) pode trocar doses altas de antidepressivos depois de tornar belo aos seus olhos aquilo que antes lhe parecia feio.

Desejo um bom Outubro Rosa a todas e todos. Que a medicina, a enfermagem, a psicologia e a estética se unam por um momento final cor-de-rosa choque, como diz Rita Lee.

* Nayara Moreno é
enfermeira especialista
em estética e dona
da AN Enfermagem e
Estética Avançada

  • Publicado na edição impressa de 4 de outubro de 2020
Sobre Sergio Fleury 5910 Artigos
Proprietário e Editor do Jornal Debate