Obra de esgoto corta árvores e invade terrenos particulares em Santa Cruz

Obra estragou calçada e colocou pedestres em risco no Morada do Sol

Prefeitura diz que obra é particular, mas enviou fiscais para averiguar

 

Sérgio Fleury Moraes
Da Reportagem Local

Moradores da rua Joaquim Bressane Negrão, no bairro Morada do Sol, estão assustados com as obras de construção de uma rede de esgoto no local. Na semana passada, tratores retiraram árvores e, de acordo com denúncias, estão invadindo propriedades particulares. Segundo consta, funcionários da Codesan estavam no local das obras, inclusive o diretor Franco Ferraz de Oliveira.

“Cortaram árvores antigas, que foram plantadas pelos próprios moradores do bairro”, reclamou Suely Pires, que mora a poucos metros de um enorme buraco aberto pelas máquinas.

Buraco enorme ‘engoliu’ parte da calçada e oferece riscos para pedestres (Foto: Sérgio Fleury)

A cratera está ao lado da calçada e oferece riscos para os pedestres, especialmente crianças e idosos. Além disso, parte da rede aparentemente será construída dentro de uma área verde, o que pode ser irregular.

Procurada, a prefeitura informou, através da secretaria de Comunicação, que a obra é particular, construída por uma loteadora e que foi solicitada de acordo com um projeto aprovado pela Sabesp.

Ainda de acordo com a nota, cabe ao município apenas autorizar a passagem de canos sob áreas públicas. Em relação aos terrenos particulares, a prefeitura informou que a empresa deve obter autorização diretamente dos proprietários.

O secretário de Comunicação Cláudio Antoniolli informou que alertou a secretaria de Obras do município, que na sexta-feira enviou fiscais ao local dos serviços.

  • Publicado na edição impressa de 25 de outubro de 2020
Sobre Sergio Fleury 5970 Artigos
Proprietário e Editor do Jornal Debate