Candidato único, Afonso é reeleito em Espírito Santo do Turvo

Reeleito para um segundo mandato, Afonso foi candidato único em Espírito Santo do Turvo

Prefeito não teve adversário nas urnas e foi reeleito com 100% dos votos válidos; é a segunda vez que isto acontece em Espírito Santo do Turvo

 

O prefeito reeleito: 100% dos votos válidos

Sérgio Fleury Moraes
Da Reportagem Local

O prefeito Afonso Nascimento Neto (MDB), 46, o “Doutor Afonso”, foi reeleito no domingo, 15, como candidato único em Espírito Santo do Turvo. Com 1.996 votos, ele obteve 100% dos votos válidos. Além da abstenção, o município contabilizou 328 votos em branco e outros 292 nulos.

Não é a primeira vez que Espírito Santo tem uma eleição com um único candidato. Em 2000, João Adirson Pacheco (PSDB) foi reeleito como candidato único na cidade. Prefeito com maior número de mandatos no município, ele ainda foi prefeito entre 2009 e 2016.

Agora foi a vez do prefeito Afonso disputar sozinho os votos para conquistar um novo mandato. A oposição lançou apenas candidatos a vereador e reelegeu um, do PSDB.

Aliás, somente dois vereadores conseguiram a reeleição no domingo. Além de Neto Zanata pela oposição, Rosinei Pereira da Silva, a “Nei do Tião”, conquistou mais um mandato. Os demais sete vereadores não foram reeleitos, numa das maiores renovações do Legislativo dos últimos tempos.

A regra eleitoral diz que o candidato, mesmo único, precisa ter 50% dos votos válidos mais um para conquistar o mandato. No entanto, como os votos brancos e nulos não são considerados nulos, basta o candidato votar em si mesmo para ser eleito.

Não foi este o caso do dentista Afonso Nascimento Neto, que conquistou 1.996 votos de um total de 3.448 eleitores. Espírito Santo do Turvo foi distrito de Santa Cruz do Rio Pardo até 1990, quando se emancipou. 

  • Publicado na edição impressa de 22 de novembro de 2020