Vice, Wilson Garcia arrasa prefeito nas urnas e é eleito em Bernardino

O prefeito eleito de Bernardino de Campos Wilson Garcia; ele derrotou Odilon Rodrigues Martins, de quem foi vice

Sérgio Fleury Moraes
Da Reportagem Local

O cabeleireiro Wilson Garcia (PL), 37, será o novo prefeito de Bernardino de Campos a partir de 1º de janeiro de 2021. No domingo, 15, ele derrotou o prefeito Odilon Rodrigues (PSD) por uma diferença surpreendente. Atual vice-prefeito, Wilson obteve 4.162 votos, contra 1.757 do adversário. A vitória teve um peso ainda maior porque Odilon é um político tradicional e governa Bernardino pela segunda vez.

Wilson rompeu com o atual prefeito em 2018, após um curto período de permanência na prefeitura quando Odilon se afastou por problemas de saúde. Meses depois, ele convocou a imprensa e denunciou a existência de notas fiscais suspeitas na contabilidade com empresa ligada à família de Odilon.

Além disso, o vice-prefeito reclamou que o filho de Odilon tinha forte influência na administração, embora ocupasse cargo voluntário. Durante a interinidade como prefeito, ele negou ceder um carro oficial para a família de Odilon, alegando que o veículo iria transportar parentes do prefeito para uma festa na capital.

Wilson Garcia é dono de uma barbearia em Bernardino de Campos

Ele também explicou que só fez as denúncias das irregularidades meses após ocupar o cargo porque aguardava um posicionamento da Câmara, já que vereadores foram informados das irregularidades. “Podem imaginar que estou querendo a cadeira do prefeito, mas não é isso”, disse na ocasião.

Pois agora Wilson Garcia conquistou a cadeira de prefeito de Bernardino de Campos. E deve levar para o governo um estilo bem diferente do político tradicional. Solteiro, tatuado e com uma linguagem jovem, ele é cabeleireiro há quase 13 anos e é do tipo que todo mundo conhece.

O prefeito eleito já foi vereador e era opositor a Odilon Garcia. Em 2016, os dois se uniram e venceram as eleições, com Wilson de vice-prefeito. Quatro anos depois, os dois voltaram a ser adversários políticos.

Wilson Garcia venceu com uma coligação formada pelo PL, PSDB e PTB. A única incógnita é se ele vai continuar fazendo a cabeça dos jovens em sua barbearia. 

  • Publicado na edição impressa de 22 de novembro de 2020