Publicado em: 20 de dezembro de 2020 às 19:34
Atualizado em: 29 de março de 2021 às 09:52

ENSINO RURAL — A diretora da Etec “Orlando Quagliato”, Leni Dário, ao lado de quadro que mostra a área de 50 alqueires da escola (Foto: André Fleury)

A área tem vários pavilhões

"A FAZENDA" - Acima, criação de ovinos que é acompanhada pelos alunos; abaixo, a granja de porcos
A “ETEC Orlando Quagliato” possui duas unidades. Na área urbana, funciona provisoriamente no prédio da escola “Sinharinha Camarinha” e oferece os cursos de Ensino Médio integrado a técnicos de alimentos, em informática e em agronegócios. A unidade funcionava no prédio da antiga Delegacia de Ensino, que foi interditado por problemas estruturais e deve ser restaurado pelo governo de São Paulo.
No campo, há laboratórios para reversão de sexo de peixes (abaixo) e vasto espaço com lagos para piscicultura
A fazenda possui até uma cooperativa para gerir a produção interna, cujo lucro é revertido para a própria escola. A unidade produz milho, soja e tem setores de apicultura, piscicultura e granjas. A criação de peixes é um desafio, já que a “Orlando Quagliato” dominou a técnica de reversão de sexo em tilápias. Para tanto, há inúmeros tanques, lago e um laboratório. Em toda a área a internet é livre para os estudantes.
Lucas Gazola seguiu em faculdade, mas emprego nunca foi problema

Ao voltar do Pará, João Paulo foi contratado dois dias depois do desembarque (Foto: André Fleury)
Voltar ao topo