DIVERSOS

De olho no turismo, Ipaussu reinaugura pedalinho no lago

De olho no turismo, Ipaussu reinaugura pedalinho no lago

Publicado em: 15 de abril de 2018 às 19:26
Atualizado em: 30 de março de 2021 às 11:19

Antiga tradição da cidade volta a atrair famílias e

moradores de outras cidades ao entorno do lago

Amilton, o “Míti”, secretário de Esportes e Turismo, avalia que haverá necessidade de mais “pedalinhos”



Diego Singolani

Da Reportagem Local

Ipaussu revive hoje uma de suas atrações turísticas mais famosas e tradicionais. O bucólico passeio de pedalinho no lago municipal será reaberto ao público na tarde deste domingo, a partir das 15h. Totalmente reformados, os “cisnes” voltarão a navegar após dois anos recolhidos. Dos casais apaixonados às crianças ensandecidas, todos poderão novamente desfrutar das águas tranquilas, cercados por natureza, food trucks e sob os olhares desconfiados das capiravas que habitam o entorno do lago.

Amilton Alves da Cruz, o “Míti”, secretario de Esportes e Turismo de Ipaussu, diz que a reinauguração está sendo aguardada por muita gente. “Recebo mensagens de pessoas de várias cidades da região, além da população, perguntando sobre os pedalinhos e cobrando a volta do passeio”, revela. Os oito equipamentos em formato de pássaros de fibra de carbono receberam todos os reparos necessários, feitos em uma empresa de Ipaussu. “Logo que assumiu, o prefeito Serginho me pediu para resolver essa questão dos pedalinhos. Conseguimos encontrar na cidade profissionais que fizessem o serviço. Além dos ‘cisnes’, nós reformamos também o deck e o acesso ao local”, conta Míti.

A princípio, o passeio estará disponível aos domingos e feriados, no período da tarde. Mas isso pode mudar. “Dependendo da procura, existe a possibilidade de abrirmos também aos sábados e até na parte da manhã nesses dias. Vai depender muito do público”, explicou o secretário.

O passeio de pedalinho vai custar R$ 3, o mesmo valor cobrado antes do fechamento. Todo o dinheiro será revertido para o Fundo de Solidariedade de Ipaussu. Em alguns casos, segundo Míti, o passeio não será cobrado. “Grupos escolares, idosos, deficientes, famílias carentes, entre outros, poderão curtir a atração de forma gratuita”, diz.

Estrutura

Pelo menos quatro funcionários estarão à disposição para auxiliar os usuários, cuidar da segurança e também fazer a orientação pelo sistema de som. “O locutor tem que ficar atento, principalmente para chamar as pessoas de volta para o deck. O passeio dura em média 15 minutos, mas se não chamar, o pessoal abusa. Claro que é sempre em um tom de brincadeira, chega a ser engraçado”, disse o secretário.

Neste primeiro momento de reinauguração, não haverá nenhuma delimitação de área navegável no lago, o que deve acontecer em breve. Míti alerta aos usuários para não se aproximarem muito das margens, já que os “cisnes” podem encalhar. “Mas se eventualmente isto acontecer, a gente tem o nosso reboque”, avisa, rindo.

A expectativa que envolve este cartão postal de Ipaussu é tanta que Míti já pensa em aumentar a atração. “Acredito que em pouco tempo teremos que investir em mais pedalinhos. Com a expansão do turismo em nossa cidade, sem dúvida esta será uma das opções de lazer mais procuradas”, informou.

O secretário comentou ainda sobre o problema do mau cheiro no lago enfrentado no final do ano passado e explicou como a situação foi contornada. “Isso começou um pouco antes do nosso Natal de Luzes, quando recebemos milhares de pessoas de toda a região. Nosso secretário de Meio Ambiente, junto com uma equipe técnica, realizaram a oxigenação no lago, além de outros procedimentos, que, felizmente, resolveram a questão”, disse.

O prefeito Sérgio Guidio ressalta a vocação turística de Ipaussu



Turismo

O retono dos pedalinhos é o primeiro passo de um arrojado projeto da administração para revitalizar toda a orla do lago. De acordo com o prefeito Sergio Guidio (PR), o objetivo é criar cada vez mais atrativos para que Ipaussu alcance o selo MIT (Município de Interesse Turístico), tendo direito a receber verbas estaduais para investimentos no setor. “Vamos trocar toda a iluminação da orla por lâmpadas LED. Instalaremos também uma passarela dentro do lago, além de um deck para os food trucks. No paredão de pedra, faremos uma cascata iluminada e, no centro do lago, a ideia é instalar chafarizes responsáveis pelas Águas Dançantes”, revelou o prefeito. A previsão é de que as obras tenham início até o ano que vem.

O projeto de lei que pode transformar Ipaussu em Município de Interesse Turístico já está na Assembleia Legislativa e passou pelas Comissões. No momento, aguarda votação. O prefeito Sergio Guidio está confiante na conquista do título. “Nossa cidade tem muitos atrativos. como o carnaval de rua, Natal de Luzes, pedalinho, eventos esportivos, shows de rock, Festa do Peão, prainha, camping e tudo isso me faz acreditar que atingiremos este objetivo em breve”, afirmou.
SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Previsão do tempo para: Terça

Períodos nublados
29ºC máx
16ºC min

Durante todo o dia Céu limpo

voltar ao topo

Voltar ao topo