DIVERSOS

Obras de casas populares em Ipaussu podem começar em julho

Obras de casas populares em Ipaussu podem começar em julho

Publicado em: 19 de abril de 2018 às 22:11
Atualizado em: 30 de março de 2021 às 04:42

No último dia 3, foi assinado pelo prefeito Sergio Guidio (PR) o contrato com o Governo de São Paulo para a construção de 200 casas populares em Ipaussu, através da CDHU. A licitação para a escolha da empresa que executará o projeto já teve inicio e está sob responsabilidade do Estado. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 7 de maio.

A expectativa é de que os trabalhos comecem até o dia 6 de julho, data limite para o inicio de todas as obras do Governo Estadual neste ano, por causa da legislação eleitoral. “Após alguns impasses, finalmente o serviço foi autorizado. É uma conquista muito importante que vai atender aqueles que mais precisam. Essas famílias poderão sair do aluguel para pagar e morar naquilo que é delas”, comemorou o prefeito Sergio Guidio.

O projeto inicial dessas casas foi elaborado ainda no governo anterior, mas teve vários problemas. Ele, na verdade, inviabilizava a construção das moradias, pois a infraestrutura encarecia o custo das unidades em torno de R$ 15 mil acima do valor máximo estabelecido pela CDHU e pela Caixa Econômica Federal, que, na época, seria parceira. No entanto, após várias mudanças e audiências na própria CDHU, com apoio da secretaria estadual da Habitação, a prefeitura de Ipaussu conseguiu a aprovação do novo projeto reestruturado. De acordo com o prefeito “Serginho”, “além de a administração baratear o custo das unidades, sem afetar a qualidade essencial para os usuários, ajudou na liberação da obra o fato de o Governo Estadual ter tido uma recuperação financeira no ano passado e voltado a destinar recursos para esta área”, afirmou.

O novo conjunto habitacional será implantado entre os bairros Cônego Nazareno e Pedro Rosin. A preocupação fica por conta da rodovia João Baptista Cabral Rennó (SP-225), que separa a região do resto da cidade. O prefeito disse que já solicitou uma passarela para o DER (Departamento de Estradas e Rodagens), mas a reposta do órgão foi negativa. “Eles alegam que as pessoas não usam o equipamento, por isso o investimento não valeria a pena. Nós pedimos, então, alguns redutores de velocidade no trecho e a própria prefeitura vai implantar uma espécie de calçada, com acessibilidade e iluminação, para facilitar a travessia com segurança. Pretendemos começar a construir já no mês que vem”, declarou o prefeito.

Casa para todos

O mercado imobiliário de Ipaussu deve passar por profundas transformações nos próximos anos. Segundo “Serginho”, o déficit de moradias do município tende a praticamente zerar.

“Um estudo feito pela CDHU, em parceria com o Ministério das Cidades, apontou que nosso déficit é de aproximadamente 400 residências. Além das 200 casas populares, há empreendimentos da iniciativa privada que vão entregar mais 100 casas e quase 200 lotes”, afirmou o prefeito. As inscrições para pleitear as casas da CDHU somente serão abertas quando as obras estiverem 70% concluídas.
SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Previsão do tempo para: Quinta

Períodos nublados
26ºC máx
14ºC min

Durante todo o dia Céu limpo

voltar ao topo

Voltar ao topo