Foto do desfile do Carnaval de 2020, o último na avenida
Publicado em: 15 de janeiro de 2022 às 02:47
Sérgio Fleury Moraes
Uma desistência em série praticamente provocou o cancelamento do Carnaval popular em Santa Cruz do Rio Pardo. Os três blocos que fariam o desfile na avenida Tiradentes anunciaram que desistiram das apresentações em função do aumento de casos de covid-19 nos últimos dias. Na prática, isto significa o cancelamento do carnaval de rua na cidade.
Na manhã de sexta-feira, 14, os blocos “Acadêmicos da Estação” e “Unidos da Divineia” tomaram a decisão de cancelar o desfile. No final da tarde, foi a vez da Acogelc. Eles alegaram que havia muita indecisão sobre o Carnaval e pouco tempo para ensaios, mas o que pesou mesmo para o cancelamento foi o crescimento da pandemia.
A decisão foi tomada pela direção dos três blocos, representados pelos dirigentes Isaias Nascimento, o “Zaião” (Acadêmicos da Estação), Jarbas Monteiro São Miguel (Unidos da Divineia) e Marcelo Furtado (Acogelc).
Segundo Jarbas, todos os integrantes do bloco que desfilariam pela Divineia compreenderam que o cancelamento foi a melhor medida. “Nós estamos vendo muitos casos aqui na vila e ninguém quer a volta daquela situação em que muita gente estava morrendo”, disse. “Precisamos preservar vidas”, afirmou.
A Acogelc anunciou a desistência em nota oficial, assinada pelo presidente Marcelo Furtado, que afirma uma preocupação com o alto índice de pessoas contaminadas pela covid. O percussionista e professor da instituição Lucas Trindade Santana disse que o presidente já estava discutindo um provável cancelamento há duas semanas. “Resolvemos cancelar para preservar nossas crianças e adolescentes”, explicou Lucas.
No final do ano passado, em reunião em seu gabinete, o prefeito Diego Singolani (PSD) anunciou um aumento na verba pública para os blocos carnavalescos, mas ponderou que o município poderia cancelar o evento a qualquer momento, caso a pandemia saísse novamente de controle.
Na ocasião, 1º de dezembro do ano passado, os próprios integrantes dos blocos criticaram um projeto do vereador Juninho Souza (Republicanos) que tentou proibir o Carnaval e a Festa do Peão em Santa Cruz do Rio Pardo. Naquele momento, não havia pacientes internados e a incidência de novos casos da covid era baixíssimo.
Eles garantiram que, caso a situação piorasse novamente, os blocos tomariam a decisão de cancelar o evento. Foi o que fizeram na sexta-feira, poupando o prefeito Diego Singolani de anunciar a medida.
Com isso, não haverá Carnaval em Santa Cruz do Rio Pardo. O único clube particular da cidade e que tem tradição na folia, o Icaiçara, também anunciou que não haverá carnaval de salão em 2022.
O presidente do clube, João Marcelo Santos, explicou que está seguindo uma decisão do governador João Doria (PSDB), que já anunciou a proibição de festas fechadas de Carnaval em todo o Estado. “Após a declaração do governador, eu nem me arrisquei a correr atrás de banda”, disse João Marcelo.
PUBLICIDADE
Voltar ao topo