AZAR — No quarto gol, numa cobrança de falta da Penapolense, a bola acabou batendo na trave e, ao voltar, bateu nas costas do goleiro e entrou
Publicado em: 14 de junho de 2023 às 19:07
A Esportiva Santacruzense foi rebaixada do campeonato paulista da Segunda Divisão e no próximo ano deverá disputar uma outra divisão que ainda será criada pela Federação Paulista de Futebol. Neste domingo, 11, o time foi goleado pela Penapolense por sonoros 7x0 e não tem mais chances matemáticas de classificação.
O campeonato desta temporada é um dos mais difíceis e os dois últimos colocados de cada grupo estarão automaticamente rebaixados. No caso da Santacruzense, o time tem apenas um ponto conquistado na rodada de estreia, quando empatou sem gols com o Tanabi no estádio “Leônidas Camarinha”.
Aliás, foi o único jogo realizado no estádio municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, que foi interditado pela Federação Paulista a partir da terceira rodada por problemas no gramado. A decisão foi muito criticada, inclusive pelos jogadores do clube, que alegam que times adversários têm estádios com gramados em pior situação. O goleiro Vinícius chegou a declarar que deixou o campo, após o jogo contra o Tanabi, com dores no quadril e várias escoriações.
O time, então, passou a mandar seus jogos no estádio “Tonicão”, de Assis. Na rodada anterior, entretanto, a Santacruzense perdeu por WO (3x0, de acordo com o regulamento) porque não avisou com antecedência o estádio em que iria disputar o jogo contra o Tupã. É que a diretoria tinha muita esperança na liberação do estádio “Leônidas Camarinha”, o que não aconteceu.
Na partida deste domingo, a Esportiva Santacruzense praticamente se entregou em campo. Antes dos quatro minutos, já perdia por 1x0. Aos 12, como numa repetição do primeiro gol — jogada ensaiada em cobrança de escanteio e cabeceio —, a Penapolense ampliou.
O primeiro tempo terminou com 5x0 para o time da casa e o placar podia ser ainda mais elástico, pois a Penapolense teve muitas chances desperdiçadas. Na etapa complementar, mais gols fecharam a goleada de 7x0.
Em último lugar no grupo 1 da primeira fase do campeonato paulista da Segunda Divisão, a Esportiva Santacruzense tem apenas um ponto e não marcou nenhum gol no torneio. Como faltam apenas duas rodadas, o time poderá chegar, no máximo, a 7 pontos, sem chances de classificação. Poderia apenas empatar em pontos com o Tupã, penúltimo colocado e que também pode ser rebaixado.
A atual temporada é uma das piores da Santacruzense em toda a sua história. Além de não fazer nenhum gol no campeonato, o time levou 24 e perdeu sete partidas consecutivas. Na verdade, somando com a temporada do ano passado, a Esportiva está prestes a completar dois anos sem fazer gols.
A diretoria reclama que a interdição do estádio “Leônidas Camarinha” prejudicou o elenco, que não teve um campo próprio durante praticamente toda a competição. Além disso, faltou um preparo psicológico aos jogadores, já que o campeonato paulista da Segunda Divisão é sub-23, ou seja, formado exclusivamente por jovens.
A Esportiva vai cumprir tabela no domingo, 18, contra o Vocem, e no sábado, 24, contra o Fernandópolis. Depois, o time será desmontado e a direção vai começar a planejar a temporada do próximo ano, já num campeonato um nível abaixo. Nâo está descartada a mudança na diretoria, o que já começa a ser discutida.
Voltar ao topo