Mário gostava até de colecionar miniaturas de instrumentos
Publicado em: 27 de novembro de 2023 às 20:52
O “Centro Cultural Special Dog” vai inaugurar oficialmente a nova “Sala Mário Nelli” na manhã de domingo, 26. O espaço possui tratamento acústico de ponta e foi projetado para abrigar aulas de balé, vernissages, cursos e oficinas de arte. A sala já havia sido apresentada ao público em setembro, durante o primeiro “Batuka Fest”.
A “Sala Mário Nelli” foi construída num espaço lateral do majestoso prédio do “Centro Cultural”, um imóvel que pertenceu ao Coronel Moyses Nelli e foi erguido no século XIX. Além do tratamento acústico, a área de 164,21 metros possui dois andares, sistema de climatização, iluminação cênica de alta qualidade e um design cenográfico projetado para eventos especiais.
Mário Nelli foi colaborador do “Centro Cultural Special Dog” durante muitos anos. A cerimônia de inauguração começa a partir das 11h. Antes, haverá uma missa em Ação de Graças pelo ano de 2023.
O músico, maestro, compositor (inclusive do Hino de Santa Cruz) e professor foi o principal artista musical da cidade na história. Era ele, ao lado do apresentador e animador José Eduardo Catalano, quem tocava nos inesquecíveis “Programa do Estudante” e “Rádio Clube Mirim”, transmitido pela ZYQ-8 diretamente do Clube dos Vinte nos anos 1950 e 1960.
Na década de 1960, aliás, Mário Nelli passou uma temporada em São Paulo, onde se apresentou em programas de televisão e tocou ao lado de cantores famosos da “Jovem Guarda” e da “Bossa Nova”. Era um artista em ascensão na capital, mas a saudade de Santa Cruz do Rio Pardo e a vida agitada na capital fizeram com que Mário Nelli retornasse.
No final dos anos 1960 e década de 1970, Mário criou vários conjuntos musicais, animou bailes e compôs como nunca. Nos últimos tempos, o músico era o animador dos almoços aos domingos no posto temático “Estação Kafé”, na rodovia SP-225, em Santa Cruz. Suas apresentações atraíam famílias do Paraná e vários municípios de São Paulo.
Mário Nelli morreu no final do ano passado, quando contraiu covid-19 e não se recuperou.
Voltar ao topo