SOCIEDADE

Morre nos EUA o fundador da Igreja Batista de Santa Cruz do Rio Pardo

Steve Montgomery tinha 92 anos e morava em Washington

Morre nos EUA o fundador da Igreja Batista de Santa Cruz do Rio Pardo

Steve com a esposa Eugênia em foto de 2003; ela morreu em 2016

Publicado em: 13 de maio de 2022 às 23:30
Atualizado em: 20 de maio de 2022 às 03:50

Sérgio Fleury Moraes

O pastor Steve Montgomery, da Igreja Batista Corinto, dos Estados Unidos, morreu na manhã de quinta-feira, 12, em sua residência na cidade de Wenatechee, no Estado de Washington, nos Estados Unidos. Ele tinha 92 anos e morou 44 anos no Brasil, grande parte deles em Santa Cruz do Rio Pardo, numa residência na avenida Clementino Gonçalves.

Steve foi fundador da Igreja Batista de Santa Cruz — hoje independente —, localizada na rua Major Gabriel Botelho. Além de missionário evangélico, ele foi professor no município nos anos 1960 e 1970. Os filhos dele estudaram nas escolas “Sinharinha Camarinha” e “Leônidas do Amaral Vieira”.

No Brasil, Steve Montgomery morou também no Paraná, antes de fixar residência em Santa Cruz como pastor da Igreja Batista. Ele ainda foi missionário no Japão e na África e, por isso, era poliglota — falava inglês, português, espanhol e japonês.

Nascido em 1929 em Texarkana, nos EUA, exatamente durante a grande depressão estadunidense, Steve dizia que “nascera de novo” em 1941, quando se converteu e recebeu um chamado para pastorear.

Steve Montgomery difundiu o evangelho em várias cidades brasileiras, pois possuía um avião — ele próprio era o piloto. Em Santa Cruz, foi muito amigo do professor de inglês Celso Fleury Moraes e os dois costumavam conversar na língua original de Steven.

O pastor foi casado com Eugênia Garlington e deixa os filhos David, Donald, Timothy, Deborah, Mike, Rebekah e Steven. O serviço funeral vai acontecer no dia 18.

SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Previsão do tempo para: Terça

Períodos nublados
28ºC máx
16ºC min

Durante todo o dia Céu limpo

voltar ao topo

Voltar ao topo