GERAL

Nova América expande plantio em Santa Cruz do Rio Pardo

Nova América expande plantio em Santa Cruz do Rio Pardo

Publicado em: 03 de abril de 2005 às 21:14
Atualizado em: 30 de março de 2021 às 15:53

guacho01 guacho02O diretor administrativo financeiro da Nova América Citrus, Napoleão Garcia Neto, anunciou planos da empresa para dobrar o número de pés de laranja plantados no município até maio deste ano. Napoleão desmentiu que a Nova América vai fechar a fábrica de suco de Santa Cruz. Segundo ele, está previsto uma reestruturação que possibilitará abrir nova unidade em outra cidade.

Atualmente, a unidade instalada desde 1989 na Fazenda Guacho de Santa Cruz do Rio Pardo é a única do Grupo Nova América com produção de sucos em duas categorias: pronto para beber e concentrado. “Existe estudo para desmembrar a fábrica de sucos prontos para um ponto mais perto de São Paulo, que é nosso maior mercado nesse setor”, explica. Mas, segundo Napoleão, a fábrica de Santa Cruz não será desativada — ela passará a produzir o suco concentrado, que é destinado à exportação e subprodutos como óleos essenciais e bagaço para ração animal.

A Nova América tem 1,3 milhão de pés de laranja plantados na fazenda Guacho, em uma extensão de seis mil hectares — cerca de dois mil hectares são usados para pastagem e em áreas preservadas com finalidade de equilíbrio ecológico. “O número de pés de laranja será praticamente duplicado, em uma expansão que foi iniciada no final do ano passado”, diz Napoleão.

A Nova América gera cerca de 900 empregos na área agrícola e industrial. Na época de safra, são aproximadamente 700 empregos. Na indústria, as duas fábricas empregam cerca de 130 pessoas. “Há uma variação muito grande por conta da demanda”, explica o diretor. No ano passado, a Nova América produziu 2,5 milhões de litros de suco. Atualmente, a produção é de 1 milhão de litros por mês. Além de suas próprias marcas de suco, a Nova América fornece sucos de diversos sabores para outras grandes empresas — Nestlé, Carrefour, Danone e Pão de Açúcar, entre outras.

O grupo também exporta laranjas in natura através de uma parceria com a Citrosuco. A entrega é feita no porto de Santos e as laranjas têm como mercado a Europa — principalmente a Espanha.

Crescimento — No início do ano, o Grupo Nova América adquiriu da Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Copersucar) as operações de varejo da marca União. A operação inclui as marcas de açúcar refinado União, Duçula, Neve e Único, o açúcar de confeiteiro Glaçucar, o refinado granulado Doçucar, Cristalçucar, os sachês de açúcar da União, barras de cereais e outros derivados.

A Nova América passa a administrar também as unidades industriais de Piedade e Sertãozinho. Por meio de uma parceria comercial, a Copersucar vai prestar serviços de refino para a Nova América a partir de sua unidade de Limeira, e também fornecerá açúcar necessário para o abastecimento de todas as marcas no mercado.

Com a aquisição da marca União, a Nova América detém 26% do varejo no mercado nacional, incluindo a produção de açúcar cristal e refinado. Se for considerada apenas a produção de açúcar refinado, o grupo passa a deter 46% do mercado brasileiro.
SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Previsão do tempo para: Sábado

Períodos nublados
24ºC máx
10ºC min

Durante todo o dia Céu limpo

voltar ao topo

Voltar ao topo