Colaboradores do Centro Integrado do Autista durante a inauguração realizada na quinta-feira
Publicado em: 16 de julho de 2022 às 03:23
André Fleury Moraes
O governo de Santa Cruz do Rio Pardo inaugurou na quinta-feira, 14, o “Centro Integrado de Autismo”. O projeto já estava praticamente pronto, mas sua inauguração foi adiada pela pandemia.
O Centro do Autista foi criado em 2019 pelo então prefeito Otacílio Parras (PSB), quando Diego Singolani (PSD) era o secretário de Saúde. Ele está instalado no prédio da antiga escola “Mércia Scucuglia”, que foi fechada por Otacilio.
O espaço será mantido pela secretaria de Pessoas com Deficiência, mas comandado, na prática, pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que aceitou convite para dirigir a instituição em parceria com o município. O governo prevê investir mais de R$ 500 mil por ano no espaço. “Foi um sonho que começou na época em que era secretário de Saúde”, diz o prefeito Diego Singolani (PSD).
O centro será uma rede de apoio gratuito ao desenvolvimento pessoal de autistas de Santa Cruz. Já em funcionamento, conta com uma equipe de profissionais que vão de fonoaudiólogos a neuropediatras.
Diretora da Apae, Norma Consani não esconde o entusiasmo com o projeto. “Acho que o Centro vai crescer muito nos próximos anos”, diz. O espaço, diz Norma, será essencial na inclusão social dos autistas dentro e fora do município.
Uma das colaboradoras do Centro, por sinal, é autista. Ela foi escolhida a partir de uma seleção interna da Apae, explica Norma Consani.
Voltar ao topo