Familiares e munícipes acompanham sepultamento do advogado João Nantes nesta segunda-feira, 11 (Sérgio Fleury / DEBATE)
Publicado em: 11 de abril de 2022 às 18:25
Atualizado em: 11 de abril de 2022 às 18:37
André Fleury Moraes
A velocidade dos ventos aumentou, e nuvens escuras cobriram o céu assim que o último tijolo que fechou o túmulo foi colocado.
Pode parecer sugestivo, mas simbolizou uma Santa Cruz que chorou a morte do advogado João Nantes, morto neste domingo, 10.
Logo na sequência, uma forte chuva caiu sobre toda a cidade. Ainda era tarde, mas a escuridão tomou conta das ruas num cenário que parecia a noite.
Ícone de Santa Cruz do Rio Pardo e referência regional em advocacia, Nantes foi sepultado na tarde desta segunda-feira, 11.
Seu enterro aconteceu depois do velório, que durou das 8h às 16h na Câmara municipal.
Centenas de pessoas, autoridades ou não, foram à Câmara para dar o último adeus ao advogado.
Familiares, desolados, não saíram um minuto sequer do lado do corpo do advogado, deitado sobre um caixão aberto.
Amigo e colega de profissão, o advogado e radialista José Eduardo Catalano usou os microfones da Câmara para lembrar a trajetória de João Nantes em Santa Cruz. Em seguida, o frei Alberto Cardoso conduziu uma celebração religiosa.
Em seguida, uma grande homenagem ao advogado tomou as ruas de Santa Cruz depois do velório.
A carreata, cujos veículos estavam com farol e pisca-alerta ligados em respeito à ocasião, saiu da Câmara, foi à rua Benjamin Constant e subiu em direção ao cemitério, onde outras dezenas de pessoas aguardavam a chegada do corpo.
No trajeto, lojas fecharam suas portas em sinal de respeito à memória de Nantes.
João Aparecido Pereira Nantes, santa-cruzense nato, era proprietário de um escritório de advocacia e construiu uma sólida carreira no município.
Também era dono de uma Imobiliária, a Status, e seus empreendimentos eram dos mais conhecidos na cidade. Nantes trabalhou também com eventos, construções e loteamentos.
Personalidade tradicional, ele foi presidente da Associação Comercial e do Icaiçara Clube durante vários anos. Também mantinha vínculos com entidades assistenciais e filantrópicas.
Voltar ao topo