GERAL

Tribunal condena a 14 anos de cadeia matador de comerciante

Tribunal condena a 14 anos de cadeia matador de comerciante

Publicado em: 08 de abril de 2007 às 15:34
Atualizado em: 30 de março de 2021 às 09:24



Jair Roberto Félix foi condenado a 14 anos de cadeia pelo assassinato de Paulo Roberto Pires, o “Paulinho do Estacionamento”. O crime ocorreu em 22 de abril de 1997. O julgamento pelo tribunal do júri foi na sexta-feira, 31, no Fórum de Ourinhos, presidido pela juíza Raquel Grellet Pereira Bernardes. O promotor de acusação foi Silvio da Silva Brandini.

Quatro pessoas estão envolvidas no assassinato do comerciante. Valdinei Aparecido Ferreira (“Pudim”), o mandante, foi condenado a 15 anos e 2 meses de prisão em julgamento em 16 de agosto de 2001. O outro envolvido, Edmilson da Rocha Pacífico, 25, foi morto na cadeia de Ourinhos em 14 de outubro de 2002.

Félix, julgado na última semana, foi o executor do plano de assassinato do comerciante, envolvido em agiotagem.

O crime aconteceu em frente ao bar do Gordo, na Vila Perino, às 20h45. Paulinho estava sentado em uma cadeira junto com mais três amigos, perto da calçada.

O matador se escondeu na parede lateral do estabelecimento e disparou o revólver cerca de dois a quatro metros de distância.

Felix e Edmilson teriam disparados pelo menos 9 tiros. Segundo o laudo pericial, havia 18 perfurações de bala no corpo da vítima, com 6 ferimentos de saída de projétil. No corpo de Paulinho foram encontrados dois projétis.

O tribunal do júri considerou Jair Félix o autor do crime, apesar da tentativa do advogado de defesa em negar a autoria, alegando contradições no inquérito. Esse quesito foi 4 a 3. Já a tese da acusação de que o assassino agiu por receber recompensa para matar a vítima, foi desclassificada por 4 a 3. A outra qualificadora foi acatada, de que o réu usou de recurso que dificultou a vítima se defender. Felix estava preso cumprindo condenação de 5 anos e 4 meses por roubo.

Os dois foram contratados para matar “Paulinho” por “Pudim”, devido a prejuízos financeiros que ele teve com a vítima.

Segundo o inquérito policial, “Pudim” vinha ameaçando Paulinho por causa de uma dívida de R$ 25 mil.

O próximo julgamento será o de Milton dos Santos, co-cunhado de Paulinho, que teria oferecido a Pudim R$ 30 mil e a quitação de um Monza 1993 para matar o comerciante.

Os dois executores do crime foram contratados em Sorocaba. Jair Felix e Edmilson Rocha chegaram a ficar hospedados no hotel Comercial e residiram numa casa no Jardim Anchieta, antes de praticar o crime. Eles ficaram por um período na cidade para se aproximar e conhecer a vítima.
SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Previsão do tempo para: Segunda

Céu nublado com chuva fraca
28ºC máx
20ºC min

Durante a primeira metade do dia Céu nublado com chuva fraca com tendência na segunda metade do dia para Períodos nublados

voltar ao topo

Voltar ao topo