Publicado em: 16 de setembro de 2022 às 18:54
POLITICAGEM O projeto que cria emenda impositivas em Santa Cruz não tem qualquer justificativa neste momento. O autor é Cristiano Miranda, que em 2019 atacou proposta semelhante. Ocorre que há quatro anos o projeto do então vereador Luciano Severo previa a destinação de recursos exclusivamente para entidades assistenciais, que pouco recebiam do município. Hoje, com a contratualização de serviços, este panorama mudou.
POLITICAGEM 2 Aliás, o ex-prefeito Otacílio Parras (PSB), que era frontalmente contra este projeto em 2019, deve comparecer à Câmara nesta segunda-feira, 19, já que as últimas contas de seu governo também serão discutidas. Era um bom momento para ele se manifestar sobre as emendas.
POLITICAGEM 3 Na mesma sessão, os vereadores também deverão aprovar a criação da TV Câmara, que será transmitida em canal aberto — por UHF ou VHF — ou em canal fechado. Claro que o projeto nada diz sobre gastos com equipamentos digitais e de filmagens, que certamente serão necessários. Depois de aumentar salários de comissionados e comprar mais um veículo novo, era o que faltava para a Câmara fechar o balancete.
MENTOR A criação de uma TV pública é uma ideia antiga de Célio Guimarães, ex-secretário de Comunicação do governo de Otacílio Parras (PSB) e atual assessor parlamentar do Legislativo. Ele já planejou, inclusive, criar uma TV particular. Hoje, Célio emprestar sua gravadora digital para as filmagens das sessões legislativas e eventos.
AZAR O projeto das emendas impositivas, rejeitado em 2019 e novamente na pauta da Câmara, aparentemente apresenta maus fluídos. Pois foi exatamente na véspera da votação de 2019, quando o então prefeito Otacílio ameaçava mandar sua bancada boicotar a sessão, que se descobriu uma lei antiga que previa descontos de vereador que faltasse a qualquer sessão. O fato provocou investigações e hoje os “faltosos” estão sendo executados judicialmente, inclusive com bloqueio de contas bancárias.
MISTÉRIO Aliás, na ação judicial em que os “faltosos” pedem a suspensão da execução, a desembargadora relatora do processo se declarou “impedida” e se afastou. Ela disse que o motivo era “foro íntimo”, sem especificar a razão.
‘CENTRÃO’ Apesar de os vereadores que romperam com o prefeito Diego Singolani (PSD) afirmarem que pertencem à nova bancada dos “independentes”, nas esquinas o nome do grupo mudou para “centrão” de Santa Cruz. Com o projeto das emendas impositivas, o novo nome deve ser adotado em definitivo. O grupo é liderado pelo ex-prefeito Otacílo Parras (PSB).
NÃO PODE O projeto de Juninho Souza que cria em Santa Cruz o “Carreto Solidário” recebeu o parecer contrário da Procuradoria Jurídica da Câmara. A proposta impõe à prefeitura a obrigação de fornecer transporte gratuito para mudanças ou até deslocamento de móveis ou utensílios domésticos.
Camões no centro da Cultura
O Colégio Camões, de Santa Cruz do Rio Pardo, volta a promover a conhecida — e reconhecida em todo o Estado — Feira do Livro de Santa Cruz. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de setembro com uma série de programações voltadas ao tema da Semana de Arte Moderna. A entrada é gratuita, mas é necessário se inscrever no site www.flisc.com.br para assistir os espetáculos. Na última edição, em 2018, o evento trouxe Carlinhos Brown.
Voltar ao topo