Publicado em: 21 de maio de 2021 às 23:44
Atualizado em: 25 de maio de 2021 às 18:30
DESISTIU Depois de alertada por uma série de reportagens do DEBATE sobre as suspeitas envolvendo a negociação das vacinas com uma empresa turca, a Ummes desistiu de comprar os imunizantes. O consórcio diz que as negociações foram “suspensas”, mas ninguém mais cria expectativas.
DESISTIU 2 O caso ganhou tamanha repercussão que saiu até na Folha de S. Paulo. Um leitor comentou na notícia: “Olho vivo nesse tal Marco Pinheiro [presidente da Ummes]”.
DESISTIU 3 Permanece nas redes sociais, porém, uma nota de repúdio contra o DEBATE publicada pela própria Ummes em que defende a regularidade das negociações. O consórcio chegou a sinalizar que processaria o jornal, mas até hoje não moveu nenhuma ação.
LEI MARIA DA PENHA O vereador Fernando Bitencourt apresentou projeto que proíbe a contratação para cargos comissionados de pessoas condenadas criminalmente pelas leis Maria da Penha, por feminicídio e por abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa complementa a legislação municipal, que já proíbe a nomeação de condenados por improbidade administrativa ou crimes contra o Poder Público.
CULTURA Bitencourt também é autor de um projeto que institui um programa de apoio e incentivo à Cultura em Santa Cruz, por meio da promoção, realização e patrocínio de atividades online como música, teatro ou dança. A proposta alcança também os profissionais envolvidos no setor de som, filmagem, iluminação e áudio.
FIM DA BAGUNÇA? O emaranhado de fios soltos espalhados em postes pelas vias públicas pode ter os dias contados. Os vereadores Niltinho Fernandes (PSD) e Cristiano Tavares (PSB) apresentaram um projeto para regulamentar as normas técnicas de todas as concessionárias de serviços públicos, como energia, telefonia, internet e outros. Sob pena de multa, os fios pendurados devem ser retirados pelos responsáveis em 24 horas.
LIBERAR GERAL? Juninho Souza prega, através de um projeto, a anistia total das multas aplicadas em estabelecimentos de Santa Cruz que contrariaram normas de restrição durante a pandemia. Faltou no projeto, que é inconstitucional, a concessão de um benefício pecuniário aos estabelecimentos que cumpriram todas as normas, mesmo com prejuízos.
LIBEROU GERAÇ? 2 O projeto é uma cópia descarada de uma proposta de outra cidade. Na justificativa, o autor nem observou o perigo do “copia e cola” e argumentou que “o projeto visa mitigar os severos danos patrimoniais sofridos pelo empresariado fluminense”. O Rio de Janeiro agradece a boa vontade de Juninho.
‘Luiz’ Umezu será homenageado
O fotógrafo japonês Yoshio Umezu, conhecido como “Luiz” e dono do “Foto São Luiz” durante décadas em Santa Cruz, será homenageado com seu nome numa praça na rua Genésio Gazzola. O projeto do vereador Cristiano Miranda (PSB) será votado nesta segunda-feira, 24. Luiz Umezu foi descrito pelo DEBATE como o “fotógrafo da história”, já que eternizou imagens de Santa Cruz das décadas de 1940 até 1990, inclusive encontros políticos de vultos da história. Ele morreu em 2004, aos 92 anos.
Voltar ao topo