POLÍTICA

Diego diz que jornal publica ‘picuinha’ sobre a Santa Casa

Veja determinação dos interventores informando sobre a desativação da UTI Adulto do hospital

Diego diz que jornal publica ‘picuinha’ sobre a Santa Casa

O prefeito Diego Singolani (PSD) (Foto: André Fleury)

Publicado em: 29 de maio de 2021 às 00:00

André Fleury Moraes

O prefeito Diego Singolani reagiu à reportagem do DEBATE publicada na semana passada sobre os planos do governo de fechar a Unidade de Terapia Intensiva do hospital e, em entrevista à rádio Difusora, disse que “as notícias veiculadas pela imprensa” são “picuinha” e que “envolvem, inclusive, fake news”.

“Eu fico muito preocupado com algumas matérias que trazem à população, de alguma forma, uma insegurança com relação à Santa Casa”, afirmou.

Diego também misturou notícias falsas que foram publicadas em redes sociais com informações veiculadas pelo DEBATE.

Em grupos de WhatsApp, circulou a notícia de que o médico Jonas Jovanolli teria se desentendido com o governo e pedido demissão. Na verdade, a pressão ocorreu em cima do médico Walter Henares, coordenador da UTI Adulto, unidade que o governo planejou desativar. Foi exatamente esta a infomação publicada pelo DEBATE.

“Não existe nenhum problema na Santa Casa que não esteja resolvido. O restante são assuntos internos”, afirmou.

Diego não citou, porém, os planos do governo para desativar uma das unidades de terapia intensiva — a UTI Adulto —, que existe desde 2009.

Ele também negou que haja interferência política no hospital. “Se isso for fazer reuniões e conversar com o corpo clínico e organizar aquilo que não vai bem, sempre haverá interferência”, disse. Profissionais do hospital, no entanto, relatam o contrário.

Alguns deles conversaram em sigilo com a reportagem na semana passada. A condição de anonimato se deve exatamente ao medo de represálias por parte do governo.

No ofício encaminhado ao corpo clínico, os interventores deixam claro que a UTI Adulto seria transformada em uma unidade de tratamento semi-intensiva. Além disso, afirmam também que toda a equipe do setor seria transferida à UTI Covid, onde ficariam sob comando do médico Jovanolli.

Além de não ter comentado o ofício ao corpo clínico, o prefeito Diego Singolani também não entrou no mérito da recomendação dos interventores para que não se internassem mais pacientes na UTI a partir do início de maio.

A reportagem apurou que a recomendação foi questionada por médicos do corpo clínico, que teriam inclusive respondido o governo, mas acabaram não obtendo resposta.

Causou atrito também a saída do médico Walter Henares Filho do hospital. O prefeito Diego Singolani garante que ele pediu demissão, mas colaboradores da Santa Casa têm uma avaliação diferente a respeito do caso.

Um deles disse à reportagem que o governo já sinalizou a intenção de demiti-lo no ofício em que determinou a desativação da UTI coordenada pelo médico desde 2009. O argumento é de que não haveria espaço para um coordenador subordinado credenciado subordinado a outro diretor.

Também causou estranheza em alguns profissionais o fato de que a UTI Covid ficaria sob o comando de um médico sem o título de intensivista — necessário para chefiar uma Unidade de Terapia Intensiva.

A UTI Adulto ficou lacrada entre os dias 15 a 20 de maio, um período de seis dias contando com o primeiro. Neste meio tempo, 10 pacientes morreram.

Diego disse que a reativação da unidade, que aconteceu na quinta-feira, 20, aconteceu ante a provável piora no cenário da pandemia e a possibilidade de chegada de uma nova variante, a indiana.

Há informações, porém, de que a administração teve de retomar a unidade por ordem superior. A reportagem não confirmou se a determinação veio do governo do Estado ou da Diretoria Regional de Saúde (DRS), cuja sede fica em Marília.

Pacientes infectados pela Covid e cujos quadros estavam graves chegaram a ficar intubados no Pronto Socorro do hospital. Um deles no dia 19, quando a UTI Adulto seguia lacrada por ordem do governo. A reportagem não descobriu seu nome e não confirmou se ele veio a óbito.  

SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Previsão do tempo para: Domingo

Períodos nublados
23ºC máx
10ºC min

Durante todo o dia Céu limpo

voltar ao topo

Voltar ao topo