Nayara Moreno: ‘Políticos, pensem na beleza’

Políticos, pensem na beleza

Nayara Moreno
Da equipe de colaboradores

As eleições municipais se aproximam e as campanhas já estão nas ruas de Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos e todas as cidades da região.

Minha esperança, além de termos campanhas limpas e com mais propostas e menos demagogia, é que os candidatos às Prefeituras e às Câmaras de Vereadores pensem mais nas pessoas, trabalhem mais para que as pessoas sejam felizes.

Pode até parecer um desejo vazio e piegas, né? Piegas pode até ser, mas vazio, jamais. Quando falamos de políticas públicas, o caminho sempre é do macro para o micro, começando com discussões sobre orçamentos, estruturas, prazos, leis até chegarmos nos resultados finais.

E se fizermos um exercício de imaginação e, toda vez que falarmos em políticas públicas, seja na área da saúde, da educação ou qualquer outra, partimos da seguinte pergunta: como fazer as pessoas felizes? Achou a expressão feliz muito complexa? Ok, vamos mudar: como fazer que as pessoas tenham mais qualidade de vida? Enfim, como deixar a vida mais bonita?

Raramente os políticos pensam no que há de mais importante: a satisfação do indivíduo. E como é nossa vida? Como é sua vida? Além das tarefas rotineiras (trabalhar, cuidar da casa e da família), todos nós gostamos de música, de passear, de praticar esportes, de se cuidar. Então, ora bolas, porque as políticas públicas ligados à cultura, ao bem-estar e ao esporte, por exemplo, são deixadas de lado e pouco faladas. Por que o dia a dia dos indivíduos importa tão pouco?

Nossos governantes precisam mergulhar na vida das pessoas, na rotina das pessoas, naquilo que nos faz felizes. É fundamental e vital que todos tenham acesso a boa saúde, a uma educação digna. Claro. Mas também precisamos nos importar muito com aquilo que toca nosso coração, que nos dá prazer, que nos faz abrir aquele sorrisão.

O coletivo importa muito. Mas o indivíduo também. Uma população satisfeita só se torna real com as pessoas satisfeitas. Cada detalhe é importante. Porque, como dizem, Deus está nos detalhes. 

* Nayara Moreno é
enfermeira especialista
em estética e dona
da AN Enfermagem e
Estética Avançada

 

  • Publicado na edição impressa de 11 de outubro de 2020