Peão é distribuído pela empresa Madtrat (Madtrat / Divulgação)
Publicado em: 09 de outubro de 2021 às 04:38
Atualizado em: 09 de outubro de 2021 às 04:40
Sérgio Fleury Moraes
Pelo terceiro ano consecutivo, a indústria Madtrat, de Santa Cruz do Rio Pardo, distribuiu milhares de piões para crianças de escolas da cidade e região, além de promover um concurso que vai distribuir 15 carrinhos de rolimã, que serão entregues em novembro. A iniciativa tem o “dedo” do pioneiro da família, o industrial Jacyr Correa Alves, e foi abraçada pelos filhos.
Além de mostrar as brincadeiras sadias de um passado não tão distante, a campanha tenta alertar as crianças sobre o uso sem limites do celular e das redes digitais. “O nosso projeto nasceu pela necessidade de mostrar um brinquedo para mostrar como eram as brincadeiras tradicionais. O objetivo é desconectar as crianças das telas do celular”, explicou Jackson César Correa Alves, um dos diretores da empresa e coordenador da campanha.
No primeiro ano, o projeto contemplou crianças de Santa Cruz do Rio Pardo com a distribuição de 7.000 piões. No ano passado, foram 11.000 e neste ano o total vai ultrapassar 13.000 piões. O brinquedo é feito por um parceiro da Madtrat, mas usando a madeira da própria indústria, que é especializada no tratamento de madeiras.
Aos poucos o projeto cresceu e hoje os piões já são distribuídos, além de Santa Cruz do Rio Pardo, em Ubirajara, Manduri, São Pedro do Turvo, Timburi, Ribeirão do Sul, Espírito Santo do Turvo, Bernardino de Campos e Ipaussu. São milhares de crianças que brilham os olhos quando veem o pião rodopiar. O ato de fazer o brinquedo girar, usando-se um cordão chamado de “fieira”, é fácil e pode ser aprendido em poucas horas. No entanto, o projeto também vai distribuir 15 carrinhos de rolimã, um brinquedo que é fabricado pela própria Madtrat e que ganha novo visual a cada ano. O “modelo 2021”, por exemplo, usa rodas grandes de madeira presas na estrutura por um rolimã — uma pequena peça industrial que contém esferas de aço e giram sem atrito direto.
Os carrinhos fazem parte de um concurso. A família da criança faz um vídeo ou foto com ela rodopiando o pião e publica na própria página da Madtrat no Facebook. As 15 postagens que receberem mais curtidas ganharão o brinquedo. Já as duas primeiras ainda terão direito a uma viagem para o Zoológico de São Paulo, com todas as despesas pagas.
César lembrou que o pião é um brinquedo sem limite de idade e que pode ser usado por ambos os sexos. “Desde o início do projeto, tivemos retornos emocionantes. Vários pais, por exemplo, passaram a brincar com os filhos. Afinal, muitos se lembram do pião na infância, o que representa uma volta às origens”, afirmou. Algumas famílias enviaram vídeos à empresa, em sinal de agradecimento, mostrando pais e filhos brincando em volta do pião.
Outra curiosidade dos anos anteriores é que algumas crianças nem sabiam o que eram aqueles brinquedos. “Estas não conheciam nem o pião. Aliás, tivemos muitas dúvidas no lançamento do projeto, sabendo que o pião seria o único presente para muitas crianças carentes, ao mesmo tempo em que filhos de famílias com maior poder financeiro têm todo tipo de brinquedo e provavelmente não se interessariam no simples pião”, contou.
O resultado, porém, surpreendeu. “Ficamos comovidos ao ver que estas crianças deixaram de lado os brinquedos tradicionais e passaram a se divertir com o pião. Isto mostrou que nosso julgamento, como seres humanos, estava equivocado”, lembrou.
Os piões já foram distribuídos nas escolas antes do “Dia da Criança”. O concurso dos carrinhos de rolimã, entretanto, segue até 16 de novembro. “É para dar mais tempo para que todos possam participar”, explicou. Enquanto isso, César disse que a Madtrat já está planejando a campanha do “Dia das Crianças” do próximo ano. “O sorriso de uma criança não tem preço”, avaliou.
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