CULTURA

Fusca surgiu há 84 anos

Fusca surgiu há 84 anos

Publicado em: 30 de junho de 2018 às 11:20
Atualizado em: 29 de março de 2021 às 10:16

Carro mais vendido da história da indústria

automobilística foi encomendado pelo ditador Hitler

Desde a sua criação, nos anos 1930, o Fusca teve mudanças que não alteraram as suas formas tradicionais



Sérgio Fleury Moraes

Da Reportagem Local

Todo mundo já deve ter se apaixonado, pelo menos uma vez na vida, por um deles. O Fusca, o maior fenômeno de vendas da história da Volkswagen, começou a ser criado a partir de 22 de junho de 1934, quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha. Ele encomendou o protótipo de um carro simples e robusto, além de baixo custo, para movimentar a economia nacional. De quebra, Hitler também estava de olho num veículo que pudesse, por exemplo, atravessar o deserto sem o uso de água. O Fusca sempre foi refrigerado a ar, uma inovação na indústria automobilística.

O nome Volkswagen (“carro do povo”) veio depois de KDF-Wagen, sigla de “Kraft durch Freude” (Força pela Alegria). Mas ficou popularizado como “beetle”, embora o apelido “Fusca” foi dado no Brasil.

Apesar de ter a produção paralisada em 1996, o Fusca foi o carro mais vendido de todos os tempos. Foi o único a bater o recorde do lendário Ford-T, idealizado por Henry Ford, outro ícone da indústria mundial.

Em Santa Cruz, vários Fuscas ainda rodam pelas ruas, alguns bem caracterizados ao gosto de seu proprietário, como conversíveis, rebaixados e equipados. O carro atrai desde jovens a idosos que mantém modelos muito conservados. Um dos fãs incondicionais do Fusca é o frei José Maria Papin, hoje residente em Goiânia. Certa vez, ele escreveu ao DEBATE contando que seu Fusca, na verdade, havia se transformado num “santuário ambulante”, um lugar de meditação e oração. “Era onde eu louvava, agradecia e invocava a Deus por tanta gente com quem ia encontrando pelos caminhos da vida”.

Anúncio de Fusca na Alemanha, nos anos 1940



História

Fusca “tunado” traz a nostalgia dos anos 1960



Em 1939, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o Volkswagen virou veículo de guerra — a refrigeração a ar facilitava até travessia de desertos. Porém, ao final do conflito, com a fábrica destruída e sem utilidade para fins militares, o modelo quase foi à falência. O inglês Henry Hirst foi o responsável pela retomada da produção no período pós-guerra.

No Brasil, os primeiros modelos importados chegaram no início dos anos 50 e o fusca só começou a ser produzido no País em 1957. Desde cedo, o sedan ganhou o apelido, mas somente em 1984 a Volkswagen do Brasil adotou definitivamente o nome Fusca.

Ao longo dos anos, o carro sofreu pequenas alterações, sem descaracterizar suas formas. Porém, ganhou motorizações diferentes, dupla carburação, maior conforto interno e outros acessórios.

Em 1986, o automóvel deixou de ser fabricado no Brasil, provocando uma onda saudosista de seus fãs.

Em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, o carro voltou à linha de produção da Volkswagen. Porém, três anos depois o veículo deixou definitivamente de ser fabricado.
SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Previsão do tempo para: Quarta

Céu limpo
23ºC máx
11ºC min

Durante todo o dia Céu limpo

voltar ao topo

Voltar ao topo