CULTURA

Seis meses depois do marido ator, morre Cecília, viúva de Magnani

Seis meses depois do marido ator, morre Cecília, viúva de Magnani

Publicado em: 13 de novembro de 2016 às 19:44
Atualizado em: 30 de março de 2021 às 07:32

Cecília e filhos, durante o velório de Umberto em Santa Cruz, em abril

Cecília e filhos, durante o velório de Umberto em Santa Cruz, em abril



Pouco mais de seis meses após a morte do marido, o ator santa-cruzense Umberto Magnani Netto, a atriz e produtora teatral Cecília Maciel Magnani morreu na última terça-feira, 8, em São Paulo. Ela estava internada desde o mês passado para tratamento de uma pneumonia. No final de outubro, seu quadro de saúde piorou quando Cecília contraiu uma infecção.

Amigos e familiares garantem que Cecília ficou muito abalada com a morte de Umberto, em abril, e praticamente se entregou à tristeza. Eles foram casados durante quase 50 anos e viveram um intenso caso de amor. Foi o único casamento de ambos.

Umberto Magnani morreu em abril deste ano, no auge da carreira, durante as gravações da novela “Velho Chico”, onde interpretava o personagem Padre Romão, o mais emblemático da trama de Benedito Ruy Barbosa. Ele sofreu um AVC e perdeu os sentidos ainda nos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro. Levado às pressas para o hospital, Umberto passou por uma cirurgia mas não se recuperou. A morte foi constatada no dia seguinte.

O ator era apaixonado pela cidade natal e fazia questão de citar Santa Cruz do Rio Pardo em entrevistas e até mesmo em improvisações no teatro e na televisão.

Cecília acompanhou os três velórios do marido, no Rio de Janeiro, São Paulo e em Santa Cruz do Rio Pardo, onde o ator foi sepultado. Acompanhada dos filhos Beto, Graciana e Ana Júlia, ela ainda teve forças para participar de celebrações religiosas em memória de Umberto em São Paulo. Depois, segundo os amigos, não conseguiu esconder a tristeza pela ausência do companheiro.

Umberto Magnani e Cecília Maciel foram colegas de turma na Escola de Arte Dramática da USP — Universidade de São Paulo — no início dos anos l960, quando os alunos participaram de figurações.

Cecília Umberto e filhos durante a tradicional “Corrida de Bóia” em 2000

Cecília Umberto e filhos durante a tradicional “Corrida de Bóia” em 2000



Numa delas, segundo Umberto contou na biografia “Um Rio de Memórias”, durante ensaio da peça Eles Não Usam Black Tie, “rolou em beijinho”. O santa-cruzense não teve dúvidas: “Pronto, me apaixonei”, contou no livro.

Cecília e Umberto trabalharam juntos durante anos. O ator costumava dizer que os filhos cresceram nas coxias dos teatros. Ela atuou no Teatro do Sesi e fez várias novelas na extinta TV Excelsior — inclusive em “Redenção”, a mais longa da história da televisão brasileira —, além de teleteatros na TV Cultura. Na Globo, participou de “A Grande Mentira” e “Auto da Vida de Vitória de Padre Anchieta”. Foi, ainda, produtora de dezenas de espetáculos teatrais.

O corpo de Cecília Maciel Magnani foi velado no cemitério do Araçá, em São Paulo. Na quinta-feira, 10, houve uma cerimônia de cremação no Crematório da Vila Alpina, também na capital paulista.
SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Previsão do tempo para: Segunda

Períodos nublados
34ºC máx
18ºC min

Durante todo o dia Céu limpo

voltar ao topo

Voltar ao topo