O prefeito Serginho Guidio (PSDB) durante entrevista ao jornal
Publicado em: 16 de abril de 2022 às 00:07
André Fleury Moraes
Ipaussu enfim terá um Fórum para chamar de seu. A novela sobre o imóvel, que já dura décadas e até hoje não teve um final feliz, foi enfim resolvida na semana passada, quando o prefeito Serginho Guidio assinou um convênio com o governo do Estado que garante a construção do prédio.
Desde que Ipaussu se tornou comarca, em meados de 2006, o Fórum do município funciona em prédio alugado que precisa de manutenção frequente. Funcionários se queixam há anos das más condições do local.
Sucessivas gestões tentaram conseguir a construção do imóvel, e o ex-prefeito Luiz Carlos Souto (PSD) chegou a doar um terreno para que o prédio, prometido há anos, fosse construído. Mas nenhum tijolo foi erguido ali.
Houve, inclusive, a elaboração de um projeto técnico para a construção do imóvel — fato que, inclusive, emperrou a discussão sobre o tema no governo de São Paulo.
Segundo Serginho, o Estado alegava que não poderia elaborar outro projeto para o fórum porque já havia um primeiro que, inclusive, estava pago.
Guidio, então, sugeriu que Ipaussu poderia bancar o projeto — com a garantia, porém, de que a obra saísse do papel. O governo paulista topou, e a autorização para a obra saiu poucos dias depois da entrega definitiva do documento, que aconteceu em março.
A expectativa é de que a construção comece ainda neste ano. Moderno, o prédio prevê a instalação de uma nova vara em Ipaussu — a cidade possui apenas uma, e milhares de processos afastam juízes da comarca, que alegam excesso de trabalho.
Para Serginho, a principal conquista com o novo imóvel é a segurança dos servidores. Em 2019, o jornal “Folha de S. Paulo” chegou a publicar reportagem mostrando o abandono do Fórum de Ipaussu.
Voltar ao topo