Centenas de pessoas compareceram à Câmara Municipal na quarta-feira, quando o corpo de Mário Nelli foi velado
Publicado em: 02 de janeiro de 2023 às 14:30
Atualizado em: 02 de janeiro de 2023 às 16:05
Sérgio Fleury Moraes
A notícia chegou no início da noite de terça-feira, 27. A morte do santa-cruzense e Mário Nelli, aos 82 anos, causou comoção em toda a região, pela importância do músico que influenciou gerações. Ele morreu no Hospital da Unimed de Ourinhos, onde estava internado desde o início de dezembro em estado grave.
Mário Nelli tinha uma saúde exemplar. Estava em plena atividade e não aparentava qualquer problema com a idade. Era diabético, mas esta doença é normalmente controlada por medicamentos.
Tudo mudou quando o músico foi contaminado pela covid-19, no final de novembro. Rapidamente, sua saúde se deteriorou a ponto de os médicos precisarem intubá-lo, primeiro pelo método tradicional e, depois, através de uma traqueostomia.
Um evento comemorativo da “Semana Mário Nelli” — a noite dançante “Tributos & Abraços”, marcada para o final de novembro, foi cancelado. A festividade é, na verdade, uma lei municipal, criada para homenagear o músico todos os anos.
Mário Nelli foi totalmente sedado no dia 8 de dezembro, mas ainda assim resistia aos estragos causados pelo coronavírus. O problema é que os pulmões não reagiam e a infecção passou para outros órgãos. Os rins começaram a falhar e Mário começou a ir embora.
Enquanto respirava, entretanto, havia esperança entre amigos e parentes. Uma corrente de orações se espalhou por toda a região. Mas veio a notícia que ninguém queria ouvir. Mário partiu.
O prefeito Diego Singolani (PSD) decretou luto oficial no município, cujo hino oficial é de autoria de Mário Nelli. Ele publicou uma homenagem ao músico nas redes sociais, com uma estrofe do hino do município que diz “Santa Cruz, abre os braços me abraça”.
A Câmara Municipal também divulgou nota de pesar pela morte do músico.
Em São Pedro do Turvo, o prefeito Marquinho Pinheiro (PSDB) fez publicações em homenagem a Mário, autor da melodia do hino oficial daquele município.
O santa-cruzsense também compôs a letra e a melodia do hino de Piraju. O prefeito em exercício do município, Carlos Alberto Camargo Lima, compareceu ao velório e a prefeitura publicou uma homenagem nas redes sociais.
O velório aconteceu na Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo desde o início da manhã de quarta-feira, 28. Amigos, parentes e autoridades de toda a região se despediram do músico.
No palco da Câmara, a poucos metros do caixão, houve uma série de homenagens de músicos e do coral do Centro Cultural Special Dog. Um violeiro de Piraju — onde Mário vivia há alguns anos — também se apresentou como uma forma de despedida.
O público aplaudiu Mário Nelli durante vários momentos e durante alguns discursos.
O sepultamento aconteceu à tarde no cemitério da Saudade. Novamente, os aplausos à trajetória do músico e professor.
Mário Nelli não teve filhos e foi casado com Vivinha Rios, o grande amor que só encontrou depois dos 50 anos.
Leia mais:
Voltar ao topo