O prefeito Marquinho Pinheiro providenciou o socorro ao paciente
Publicado em: 07 de outubro de 2023 às 00:01
Atualizado em: 07 de outubro de 2023 às 03:27
Um paciente infartado não conseguiu o socorro do Samu Regional neste domingo, 1º. O alerta foi do prefeito de São Pedro do Turvo, Marco Aurélio Pinheiro (Republicanos), que se viu obrigado a atender pessoalmente o morador da cidade.
É o primeiro caso de falha registrado no dia seguinte ao “confisco” das instalações do Samu Regional pela prefeitura de Ourinhos, por ordem do prefeito Lucas Pocay (PSD). A Justiça anulou a decisão de Pocay na terça-feira.
A reportagem soube do episódio no meio da tarde de domingo. Áudios da família do paciente indicam que o Samu Regional informou que o atendimento iria demorar. O quadro era de urgência e havia necessidade de transferência imediata para Ourinhos.
O prefeito Marquinho Pinheiro convocou imediatamente uma ambulância da prefeitura para encaminhar o homem infartado à UPA da cidade vizinha. Somente no final da tarde o Samu transportoui o paciente, que já estava na UPA de Ourinhos, para a Santa Casa do município.
O presidente da Ummes, Sergio Guidio, alertou que este era o principal risco da intervenção de Ourinhos no Samu Regional. Ele solicitou todas as informações a respeito do atendimento ao paciente, inclusive as gravações da central de atendimento. A empresa “Samais”, que passou a administrar o Samu Regional algumas horas antes, respondeu que, em virtude da “transição” no sistema, as informações só serão encaminhadas após um período de 48 horas. Com a decisão judicial de terça-feira, a Samais deixou o espaço do Samu.
Leia mais:
Contrato emergencial de quase
R$ 6 mi poderá ser investigado
Procurador diz que medida é
para melhorar atendimento
Voltar ao topo